Pular para o conteúdo principal


    O Dia da Terra, também conhecido como Dia Internacional da Mãe Terra, é comemorado em 22 de abril. É um dia em que diferentes setores da sociedade se reúnem para promover a sustentabilidade. 
Mais do que incentivar a reflexão, o Dia da Terra também é uma data para estimular a ação em prol do meio ambiente. 

A data é um chamado de despertar para toda a sociedade

  • A crise ambiental precisa ser uma preocupação de toda a sociedade, incluindo governos e o setor privado.
  • O Dia da Terra é uma oportunidade para exigir que todos assumam responsabilidade e implementem soluções ousadas, criativas e inovadoras.

Cada pessoa tem o poder de transformar o mundo 

    Os cidadãos têm um papel importante a desempenhar no processo de mudança: por um lado, exigindo ação da comunidade, de entes públicos e privados; por outro, com atitudes individuais.

    "Você tem um poder real para mudar por meio de sua influência como consumidor, eleitor e membro da comunidade. Não a subestime".

"Quando sua voz e suas ações são acompanhadas por milhões de outros ao redor do mundo, podemos criar um movimento inclusivo e impactante impossível de ignorar.”

    A educação é um pilar fundamental!

    Desde o início, a educação ambiental tem estado no foco do Dia da Terra porque é fundamental para a luta contra a mudança climática.

    Para que haja uma sociedade e uma economia funcionais, os recursos naturais devem ser usados com sabedoria e eficiência, e todos os ecossistemas devem ser protegidos para garantir ar limpo, água potável e segurança alimentar. Isso só é possível com educação.

    A cada ano, o Dia da Terra reforça um tema importante. Em 2023, o tema é "Invista em nosso planeta" e destaca a importância de dedicar tempo, recursos e energia para enfrentar as mudanças climáticas e outros desafios ambientais. 

Algumas atitudes recomendadas para atingir o objetivo, incluem: 

  • Plantar árvores;
  • Reduzir o uso de plástico;
  • Participar de atividades de conscientização sobre a mudança climática;
  • Conscientizar-se sobre os efeitos nocivos da fast fashion (moda rápida, em que as peças de roupa são feitas, usadas e descartadas rapidamente, causando grande impacto ambiental);
  • Comprometer-se com o consumo responsável;

  • E até mesmo organizar um evento do Dia da Terra.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Igualdade nas diferenças.

A Vida selvagem!

Click nos links abaixo. Documentário animal O Javali Africano, em Portugues de Camões discovery channel VIDA SELVAGEM Um búfalo contra nove leões! Inacreditável o que aconteceu! INACREDITÁVEL BUFALO MATA LEÃO || Sem Noçao Ltda Leão leva surra de búfalo Ataque de leões - Reviravolta surpreendente (Battle at Kruger)

A primeira imagem do buraco negro

Primeira foto de um buraco negro supermassivo no centro da galáxia M87 feita pelo projeto Event Horizon Telescope.      Somos pessoas privilegiadas por vivermos essa experiência! Estamos vendo uma imagem histórica para a ciência. A primeira foto de um buraco negro supermassivo no centro de Messier 87, uma enorme galáxia no aglomerado de Virgem. Esses monstros cósmicos conhecidos como buracos negros são pequenos, mas com uma massa imensa ao ponto de gerar um efeito gravitacional gigantesco. E que torna impossível a luz escapar deles – daí o nome que recebem.       Além de ajudar a popularizar as pesquisas científicas num momento em que a ciência está sob ataques. A primeira imagem real de um buraco negro vai ajudar astrônomos e físicos a entender melhor esses objetos misteriosos.      Albert Einstein já havia previsto a existência dos buracos negros, e se existem aprimoramentos a serem feitos nas Teorias de Einstein,  o me...