Pular para o conteúdo principal

Sobre

Apresentação

Caro aluno (a),

Seja bem-vindo ao Blog do Prof. Carlos Noronha.

Nosso cotidiano é repleto de situações que podem ser mais bem entendidas quando conhecemos a Ciência. Por que se forma um arco-íris? Porque os filhos são parecidos com os seus pais? Por que se vê primeiro um raio, e só depois se escuta o seu som (trovão)?

No último século, as pessoas produziram mais conhecimentos científicos e tecnológicos do que em toda sua história. A velocidade com que novas descobertas e suas aplicações são feitas abre a possibilidade de avançarmos rapidamente na resolução de problemas. Estamos cada vez mais conscientes da necessidade de explorar de forma sustentável os recursos naturais do planeta, para que a melhora da nossa qualidade de vida possa se estender às futuras gerações.

É por isso que quero incentivar você, estudante, à investigar os fenômenos da natureza e procurar entendê-los para tornar o mundo um lugar melhor. Perceber que a Ciência se modifica ao longo do tempo, com as novas descobertas, e que as explicações não podem ser consideradas definitivas: há sempre algo a mais para descobrir, para entender e para propor.

O convite está feito! Terei o maior prazer em embarcar com você nessa viagem. Abraços.



Prof. Carlos Noronha






Professor Carlos Fernando Alves de Noronha


  • Professor da Rede Estadual de Ensino da Paraíba.

  • Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB.

  • Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Igualdade nas diferenças.

A Vida selvagem!

Click nos links abaixo. Documentário animal O Javali Africano, em Portugues de Camões discovery channel VIDA SELVAGEM Um búfalo contra nove leões! Inacreditável o que aconteceu! INACREDITÁVEL BUFALO MATA LEÃO || Sem Noçao Ltda Leão leva surra de búfalo Ataque de leões - Reviravolta surpreendente (Battle at Kruger)

A primeira imagem do buraco negro

Primeira foto de um buraco negro supermassivo no centro da galáxia M87 feita pelo projeto Event Horizon Telescope.      Somos pessoas privilegiadas por vivermos essa experiência! Estamos vendo uma imagem histórica para a ciência. A primeira foto de um buraco negro supermassivo no centro de Messier 87, uma enorme galáxia no aglomerado de Virgem. Esses monstros cósmicos conhecidos como buracos negros são pequenos, mas com uma massa imensa ao ponto de gerar um efeito gravitacional gigantesco. E que torna impossível a luz escapar deles – daí o nome que recebem.       Além de ajudar a popularizar as pesquisas científicas num momento em que a ciência está sob ataques. A primeira imagem real de um buraco negro vai ajudar astrônomos e físicos a entender melhor esses objetos misteriosos.      Albert Einstein já havia previsto a existência dos buracos negros, e se existem aprimoramentos a serem feitos nas Teorias de Einstein,  o me...