Pular para o conteúdo principal

Preconceito - Refletir é necessário.

"Puisque je doute, je pense; puisque je pense, j'existe" e, em outro momento, "je pense, donc je suis"

"Eu penso, logo eu existo" (Descartes, Discours de la Méthode (1637)).

Apesar de Descartes ter usado o vocábulo "logo" (donc), e, portanto um raciocínio semelhante ao silogismo aristotélico, a ideia de Descartes era anunciar a verdade primeira "eu existo" de onde surge todo o desejo pelo conhecimento.
Assim como Descartes e outros filósofos, todos os pesquisadores baseiam-se por meio de um complexo raciocínio baseado em premissas e conclusões logicamente necessárias, e desta forma compreendem que não há uma verdade absoluta, que as verdades são mutáveis.

Se eu penso, então posso refletir. Então farei aqui, uma reflexão sobre o preconceito no Brasil.
Viver sem filosofar é o que se chama ter os olhos fechados sem nunca os haver tentado abrir.

Preconceito é um "juízo" preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude discriminatória perante pessoas, culturas, lugares ou tradições considerados diferentes ou "estranhos". Ao ser usado no sentido pejorativo costuma ser simplista, grosseiro e maniqueísta. As formas mais comuns de preconceito são: social, racial, cultural e sexual. Para o indivíduo ser ou não preconceituoso podemos avaliar suas formas de socialização, isso distinguirá seus primórdios e no que ele virá a se transformar.  Ainda assim, observar características comuns a grupos são consideradas preconceituosas somente quando entrarem para o campo da agressividade ou da discriminação, caso contrário reparar em características sociais, culturais ou mesmo de ordem física por si só não representam preconceito, elas podem estar e/ou não, denotando apenas costumes, modos de determinados grupos ou mesmo a aparência de povos de determinadas regiões, pura e simplesmente como forma ilustrativa ou educativa.

Segundo Freud, o preconceito trata-se de um erro que faz parte do domínio da crença e sentimento de medo, e não necessariamente do conhecimento originado da ciência. Ou seja, possui uma base irracional, ligada a ideologia de um mundo imaginado e não real. Freud relacionava-o em sua obra ao chamado "conceito abstrato de República ideológico", que não é real nem para seus autores, Platão e Aristóteles, e por isso escapa a qualquer questionamento fundamentado num argumento ou raciocínio de lógica.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Igualdade nas diferenças.

A Vida selvagem!

Click nos links abaixo. Documentário animal O Javali Africano, em Portugues de Camões discovery channel VIDA SELVAGEM Um búfalo contra nove leões! Inacreditável o que aconteceu! INACREDITÁVEL BUFALO MATA LEÃO || Sem Noçao Ltda Leão leva surra de búfalo Ataque de leões - Reviravolta surpreendente (Battle at Kruger)

A primeira imagem do buraco negro

Primeira foto de um buraco negro supermassivo no centro da galáxia M87 feita pelo projeto Event Horizon Telescope.      Somos pessoas privilegiadas por vivermos essa experiência! Estamos vendo uma imagem histórica para a ciência. A primeira foto de um buraco negro supermassivo no centro de Messier 87, uma enorme galáxia no aglomerado de Virgem. Esses monstros cósmicos conhecidos como buracos negros são pequenos, mas com uma massa imensa ao ponto de gerar um efeito gravitacional gigantesco. E que torna impossível a luz escapar deles – daí o nome que recebem.       Além de ajudar a popularizar as pesquisas científicas num momento em que a ciência está sob ataques. A primeira imagem real de um buraco negro vai ajudar astrônomos e físicos a entender melhor esses objetos misteriosos.      Albert Einstein já havia previsto a existência dos buracos negros, e se existem aprimoramentos a serem feitos nas Teorias de Einstein,  o me...